Orçamento familiar: conheça algumas dicas para não prejudicar o orçamento

Como evitar prejudicar o seu orçamento familiar, separamos algumas dicas para você não prejudicar seu orçamento.

ANÚNCIO

Criar o hábito de se organizar financeiramente não é uma tarefa fácil e se torna ainda mais difícil quando se tem uma família, pois isso inclui uma série de outros gastos.

A melhor forma de evitar sustos no final do mês é criando um orçamento familiar.

No qual todos os gastos e possíveis imprevistos são calculados com o propósito de evitar possíveis dívidas.

Para te ajudar a criar um orçamento familiar e como mantê-lo, trouxemos neste artigo alguns dos maiores vilões do orçamento familiar e como fugir deles.

Como evitar prejudicar o seu orçamento familiar
Como evitar prejudicar o seu orçamento familiar

Como evitar prejudicar o seu orçamento familiar, O que é um orçamento familiar?

O orçamento familiar pode ser considerado uma ferramenta de controle financeiro.

Que tem como objetivo planejar um futuro seguro e com menos riscos de problemas econômicos.

Em um orçamento familiar é preciso levar em conta gastos como, por exemplo, despesas com a educação dos filhos, transporte, alimentação e etc.

Apesar de parecer algo simples, muitas famílias acabam prejudicando o orçamento familiar e essas atitudes são, na maioria das vezes, tomadas por impulso.

A seguir você vai encontrar alguns dos vilões do orçamento familiar que devem ficar fora do seu caminho.

Quando cartão de crédito pode se tornar um problema

Um dos gastos que mais atrapalham as finanças pessoais e familiares são as dívidas no cartão de crédito.

Vale lembrar que nem sempre o cartão de crédito é um vilão, mas é preciso ter muita sabedoria para usá-lo.

O hábito de parcelar qualquer coisa sem fazer um planejamento prévio acaba evoluindo em uma bola de neve de dívidas a serem pagas.

Para se livrar desse problema a melhor solução é se planejar antes de sair comprando.

Além de evitar sair com o cartão de crédito em cada passeio da família.

Fazer compras sem pesquisar preço

Quem tem crianças sabe que sair com os filhos em locais com muitas lojas, principalmente lojas de brinquedos, pode ser sinônimo de gastos.

Mas até mesmo os adultos fazem compras por impulso que afetam muito o planejamento familiar.

Antes de comprar qualquer coisa é preciso pesquisar o preço em outros lugares, existem alguns aplicativos de celular que fazem isso com apenas um clique, e se planejar antes de efetuar a compra.

Usar cheque especial e investir na caderneta de poupança

Sabe quando você acaba por se entregar aos dias cheios e a falta de tempo e vai ficando desatento às coisas?

Então, quando isso acontece, muitas vezes criamos hábitos inconscientes que acabam nos prejudicando sem mesmo notarmos isso logo de cara.

Muitas pessoas optam por utilizar o cheque especial e acabam pagando juros mensais por isso.

Algo que, se não dermos atenção e pararmos um pouco para calcular o quanto isso gera de gasto no ano, pode parecer barato.

Ao mesmo tempo, essas mesmas pessoas decidem investir na caderneta de poupança, que pode render até 10 vezes menos do que elas já gastam nos juros mensais do cheque especial.

Ou seja, pode ser que esses erros pareçam bem simples mas, na verdade, acabam por fazer uma grande diferença no seu orçamento familiar no final do ano.

Dessa forma, você pode estar perdendo de usar o dinheiro que gasta em juros para investir em viagens com a família ou outros programas.

Como evitar prejudicar o seu orçamento familiar, A ideia de ostentar

Outro problema bastante recorrente também é necessário, pois as pessoas sentem tudo o que tem ou tudo o que pode ter.

Com uma internet, isso ainda é mais visível: as pessoas exibindo fotos de carros ou viagens muito caras que podem fazer com que elas precisem continuar pagando essas despesas muito tempo depois das las.

Logo, essa ideia de ostentação pode acabar levando muitas pessoas ao vermelho por um motivo muito estranho, porque não adianta nada, você compra algo que você não pode manter.

Comprar coisas desnecessárias

Assim como uma mania de ostentar coisas que não podem ser mantidas, comprar coisas desnecessárias se tornar algo bastante recorrente.

Já parou para pensar em quanto dinheiro você vai parar na rua todos os dias e passagem preparando sua comida durante os finais de semana para uma semana seguinte?

Muitas pessoas, principalmente em tempo de atividades ou quando as famosas “promoções” aparecem, acabam perdendo o controle.

Dessa forma, elas acabam cobrando coisas que não são necessárias em casa, mas incluem apenas porque o preço é baixo e parece que não encontraram o preço novamente.

Ou seja, criamos o hábito de encontrar desculpas para comprar coisas que não são necessárias no nosso dia a dia e provavelmente, deixarão de ser úteis em pouco tempo.

0