Saiba como evitar dívidas no fim do ano, para não chegar nos meses seguintes e não ter dinheiro para arcar com as despesas.
Certamente ao chegar o fim do ano todos ficam mais felizes, para poder comemorar as datas festivas não é mesmo?
Mas com essas datas festivas, também vem os gastos desnecessários que acaba fazendo você ficar com dívidas.
No entanto existem pessoas que já ficam pensando como vão gastar seu décimo terceiro, não vê a hora de chegar o dia para recebe-lo.
Já ficam se programando para gastar todo seu pagamento, e com isso vem o que, vem as dívidas, tem que saber se controlar no fim de ano.
É claro que ao chegar o final do ano, todos ficam alegres, pensando em comprar presentes para os entes queridos, fazer uma festinha de comemoração.
Porem, não é errado fazer isso, pelo contrário é muito bom se divertir e alegrar os amigos e familiares, mais tem que saber administrar seu dinheiro.
Então não adianta sair comprando tudo que vê pela frente, sair fazendo festinhas todos os finais de semana, se não você vai se atolar em dívidas.
Em suma importância que você saiba como utilizar seu dinheiro de uma forma em que você não faça dívidas ao longo dos meses seguintes.
Saiba Como evitar dívidas no fim do ano, conheça mais sobre essas dicas
Mas todos nós sabemos que nesse período as tentações ficam a todo tempo do nosso lado, principalmente para presentear alguém ou até você mesmo.
A final você trabalhou o ano inteiro é mais do que merecido gastar com você, ou comprar alguns presentes para os familiares que amamos.
Além disso chega também a época das famosas promoções em todas as empresa, mais conhecida como black friday isso sim é uma tentação ao consumidor.
Você tem a chance de comprar aquele eletrodoméstico que tanto sonhou, aquela Tv de 60 polegadas para assistir o futebol com os amigos.
Ou se não comprar aquele aparelho celular de última geração que você tanto queria, são tantas as coisas que desejamos comprar.
Mas temos que ter muita cautela com todos esses atrativos do final do ano, para que não comece o ano novo com dívidas.
Portanto nesse artigo, você encontrará algumas dicas de como utilizar seu dinheiro no final do ano, e não entrar o ano seguinte cheio de dívidas.
1. Tenha foco nos seus objetivos
Em primeiro lugar o assunto desse artigo é como evitar dívidas no fim do ano, e não entrar o ano novo endividado.
Porém para você fugir desse lance de dívidas no fim do ano, é necessário que você tenha foco nos seus objetivos.
Somente tendo foco em seus objetivos você terá mais chance de não se endividar, e ainda conquistar as coisas da qual você deseja.
Certamente em toda a sua vida você tenha ouvido dizer sobre está palavra, prioridade, o significado dessa palavra é bem objetiva.
É priorizar algo na sua vida que você tanto deseja, é dar total disposição para ter aquele objetivo alcançado com extrema preferência.
Portanto priorizando algo, você estará contribuindo para que você não venha se endividar, e prejudicar a si mesmo.
Acima de tudo faça uma lista sobre algumas coisas que você deseja priorizar, mas lembre-se tente priorizar aquilo que tenha mais importância em 1°lugar.
Conforme você for ticando a lista com os itens conquistados, automaticamente você abrirá oportunidade para outras coisas do seu desejo.
Então lembre-se que priorizar seus objetivos é uma maneira simples de evitar dívidas no fim do ano, é colocar em mente que você precisa conquistar aquele objetivo.
2. Elimine suas pendências
Segundo as pesquisas feitas com diversos brasileiros, muitos tem algumas pendências para quitar, é necessário que você consiga eliminar algumas.
Exceto aquelas dívidas que são considerada alta, por exemplo financiamento do seu imóvel, não é simples de eliminar uma dívida dessas.
Outra dívida também que se torna um pouco mais difícil de quitar é seu veículo, hoje em dia com tantos gastos se torna mais complicado.
Porém, você pode fazer um coisa que muitas pessoas fazem hoje em dia, é entrar em contato com a instituição do seu financiamento, e pedir para quitar algumas parcelas.
Sendo assim você estará eliminando algumas parcelas, sendo ela do seu imóvel ou do seu veículo, e se livrando dos juros dessas parcelas pagas.
Para quem não sabe, ao fazer o pagamento das parcelas de trás para a frente, estará economizando um bom dinheiro ao longo dos anos, vale a pena fazer isso.
Mas é claro você só irá fazer isso, se tiver condições financeiras para eliminar essas parcelas, caso contrário não faça isso, você poderá se complicar com outras dívidas.
Acima de tudo, pense sempre em eliminar dívidas, entre em contato com as empresas de crediários, faça uma oferta para quitar seu débito, hoje em dia as empresas estão sempre negociando da melhor forma possível para o consumidor.
3. Se planeje antes do fim do ano
As pesquisas feita por alguns especialistas no Brasil, apontam que o melhor momento para se organizar financeiramente é quando recebe o décimo terceiro salário.
E também quando recebem o valor das férias, são as duas melhores situação para se organizar financeiramente antes que termine o ano.
Mas vale lembrar que no começo do ano, existem diversos gastos, que por sinal são muito altos, por exemplo, IPVA do seu veículo.
É prioridade máxima você pagar o ipva do seu carro, sem estar em dia essa dívida, não é correto andar com seu carro.
Por outro lado ainda existem muitos mais coisas, exemplo, IPTU, os gastos com os materiais escolar, despesas de cartão de crédito.
Se planeje antes de tudo, faça as contas com calma, e veja a melhor opção para você ficar bem financeiramente, e caso pegue uma quantia em dinheiro antecipe as parcelas, para não pagar juros absurdos.
4. Cuidado ao gastar com presentes
Uma pesquisa realizada por uma instituição Brasileira, apontou que cerca de 80% dos brasileiros se preocupam e muito em dar presentes no fim de ano.
Sendo assim você pode imaginar que diversas pessoas ao chegar o final do ano, correm atrás de presentes, para poder alegrar a vida de alguém naquele momento.
Muitos ainda se preocupam em comprar para toda a família, e acaba gastando todos os anos um valor bem absurdo somente em presentes.
Mas vale lembrar que o final do ano, é apenas um momento onde os amigos e familiares se reúnem para festejar mais um ano que passou.
Porém o foco é festejar, e não gastar um absurdo de dinheiro comprando presentes para toda a família, isso pode atrapalhar sua vida financeira.
5. Não compre em diversas vezes
Como já foi citado nos parágrafos anteriores á respeito de black friday, compras de presentes, fique atento também em não se endividar com parcelas excessivas.
Ao chegar o fim do ano, diversas empresas ofertam produtos maravilhosos para você sair correndo e comprar, porém tenha muita cautela referente ao número de parcelas que pretende fazer.
Caso você tenha dinheiro em mãos, é melhor que você compre á vista, do que ficar parcelando inúmeras vezes, mas caso necessite de algo que seja prioridade.
Pode até comprar, mais desde que seja com o número de parcelas mais reduzida, lembre-se que o ano seguinte está perto, e com ele chega outras dívidas para pagar.
Portanto seja paciente ao fazer compras, não parcele em muitas vezes, compre somente o que for necessário, e viva tranquilo com sua vida financeira correta.